Não normalize a prisão de ventre
- piedadejuliana
- 3 de set. de 2024
- 2 min de leitura

A dificuldade no ato de evacuar caracterizada por evacuações infrequentes ou dificuldade na passagem das fezes é conhecida como constipação intestinal, a famosa prisão de ventre. Esforço para evacuar, evacuação incompleta, fezes duras, tempo prolongado de evacuação e necessidade de manobras manuais para eliminação das fezes são sinais de que algo não vai bem.
A constipação intestinal pode acontecer em qualquer sexo ou idade, mas costuma ser mais frequente em mulheres, idosos ou pacientes pouco ativos.
A causa pode ser simplesmente a falta de água, fibra ou de atividade física, mas também secundária a uma doença ou medicação.
Entre as causas de constipação podemos citar hipotireoidismo, doença de Parkinson, gravidez, depressão, abuso sexual, câncer de reto e muitas outras.
Entre os remédios que podem agravar a prisão de ventre, destacam-se os opioides, alguns antidepressivos, antipsicóticos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e o tão prescrito ferro.
A abordagem começa com um questionário sobre a alimentação, a ingestão de água e a prática de atividade física. Todos precisam ser fortemente estimulados. Algumas orientações sobre a hora de evacuar são fundamentais:
- Não ignore a vontade de evacuar
- Sente-se de forma correta. Tronco levemente inclinado para frente, com os joelhos mais altos que os quadris e os pés apoiados.

- Evite ficar sentado por períodos prolongados no vaso (> 10min).
Se você tem 45 anos ou mais, a colonoscopia já está indicada para detecção precoce de câncer de cólon, independente dos sintomas.
Se ainda assim, o seu intestino continuar preguiçoso, procure um Gastroenterologista. Não use laxantes por conta própria. Acredite, eles podem se voltar contra você.
Dra Juliana Piedade CRM 5295698-8 | RQE 36422 | RQE 26755
Gastroenterologista & Hepatologista
@drajulianapiedade
Fonte: Manual de Terapêutica em Gastroenterologia & Hepatologia, 2022, capitulo 29, Constipação Intestinal
Explanação super importante para uma prevenção eficaz...excelente orientação.
Diante desse prognóstico, posso afirmar que " esse cara sou eu...", obrigado dra Juliana, colocarei em prática.
Passei por isso nas gestações. Muito difícil. O auxílio profissional é essencial nessas horas. Agradeço a Dra. Juliana.
Ótima explicação, dra sempre muito clara, obrigada!