O que VOCÊ pode fazer para melhorar os sintomas de refluxo
- piedadejuliana
- 23 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

A doença do refluxo é muito comum e acomete até 20% da população. O refluxo afeta a qualidade de vida do paciente e pode evoluir com algumas complicações, se não tratada.
Hoje existem inúmeras medicações, amplamente estudadas e seguras, para o tratamento do refluxo que DEVEM SER FEITAS de acordo com orientação médica, respeitando a individualidade de cada um.
O ponto aqui é que existem outras medidas, além dos remédios, que devem ser incentivadas: as chamadas medidas não farmacológicas. O que são elas? São MUDANÇAS NOS HÁBITOS DIÁRIOS que permitirão não só a melhora dos sintomas, mas também redução/retirada das medicações a médio ou longo prazo.
Algumas medidas além dos remédios que devem ser estimuladas:
1. Manter um peso saudável: o sobrepeso e a obesidade aumentam a pressão intra-abdominal e facilitam os sintomas do refluxo.
2. Refeições menores e mais frequentes: porções menores mais vezes ao dia são recomendadas.
3. Evitar líquidos nas refeições: a ingestão de líquidos durante as refeições aumenta o conteúdo dentro do estômago, facilitando o refluxo.
4. Evitar refeições pesadas a noite: consumir refeições leves à noite e principalmente evitar deitar 2-3h após grandes refeições pode prevenir sintomas de refluxo. A perda da gravidade ao deitar facilita o refluxo e justifica a piora dos sintomas à noite.
5. Elevar a cabeceira da cama: usar travesseiros adicionais ou elevar os pés da cama pode ser eficaz.
6. Não fumar: além de interferir na nossa cicatrização, o cigarro relaxa a válvula entre o esôfago e o estômago, facilitando o refluxo.
7. Evite, se possível, deitar para o lado direito: meramente pela anatomia do nosso corpo.

Além disso, é preciso gerenciar o estresse e o sono, usar roupas confortáveis e praticar atividade física.
NÃO EXISTE DIETA PRONTA PARA PACIENTE COM REFLUXO. É sabido que alguns alimentos e bebidas podem piorar os sintomas. Os mais comuns são: café, alimentos gordurosos, frituras, chocolate, álcool, alimentos cítricos, muito condimentados ou picantes. Como devemos proceder? Primeiramente esses alimentos devem ser consumidos com moderação independente se você tem refluxo ou não. Aqueles que te causarem queimação ou dor, esses sim deverão ser suspensos. Converse com o seu Gastroenterologista.
Dra Juliana Piedade CRM 5295698-8 | RQE 36422 | RQE 26755
Gastroenterologista & Hepatologista
@drajulianapiedade
Fonte: Moraes-Filho JPP, Domingues G, Chinzon D, Brazilian GERD Counselors Brazilian clinical guideline for the therapeutic management of Gastroesophageal Reflux Disease (Brazilian Federation of Gastroenterology, FBG)



Browse hot and sexy Delhi Russian escorts and get ready to spend a night in bed with them. Beautiful women who offer sexual services at very affordable prices. Book now.
Adorei !! Foi muito construtivo !!
Na verdade ... Vc é muito Top !!
Adorei as dicas sobre refluxo! Excelente gastroenterologista e hepatologista!
Tema super importante e que afeta tantas pessoas no dia a dia! Excelente artigo!
Excelente artigo! Informação de qualidade e de fácil entendimento, vou aplicar a mudança dos líquidos nas refeições. Muito obrigada!